quarta-feira, 1 de setembro de 2010

100 anos



O Corinthians completa 100 anos de fundação.

LUTAR SEMPRE
VENCER TALVEZ
DESISTIR JAMAIS

O Sport Club Corinthians Paulista foi fundado no dia 1 de Setembro de 1910 por trabalhadores imigrantes, sob a luz de um lampião, no bairro paulistano do Bom Retiro, que encantados com os ingleses do Corintian Casuals, decidiram criar um clube de futebol para permitir ao povo trabalhador o direito de viver o futebol, prática na época reservada apenas para as elevadas classes sociais.

Em pouco tempo o Corinthians conseguiu dar ao povo as alegrias que só o futebol proporciona e logo foi reconhecido como o "time do povo". Ao longo das décadas, o fortalecimento do Corinthians acompanhou a evolução da história do Brasil no século XX ao mesmo tempo que viu surgir clubes rivais para viver reais emoções.

Na história do Corinthians, sempre retratada com destaque pelos veículos de comunicação e no excelente Memorial Corinthians, há muitos momentos de glórias e outros momentos de menor felicidade, mas que não passaram em branco e ajudaram a compreender a complexa alma corintiana.

Campeão do Mundo, Campeão Brasileiro, Vencedor da Copa do Brasil, Campeão Paulista e tantas outras conquistas no futebol e nas outras modalidades desportivas marcam com orgulho a grande história do clube.

Nem mesmo os momentos mais tristes, capazes de acabar de vez com um clube, como o longo tempo sem títulos, as finais perdidas para os rivais e a queda para a série B, foram capazes de diminuir a importância do Corinthians na história do futebol e pelo contrário, as situações adversas muitas vezes tornaram-se na motivação para dar a volta e reencontrar a glória reservadas aos campeões.

Parabéns ao Corinthians pelo 1º centenário e obrigado a todos que fizeram e aos que fazem esse clube o grande motivo de nossas vidas.

Por fim, uma sugestão para conhecer ou reviver a fantástica história do Corinthians. O MultiDOC "Coração Centenário" da rede Globo é uma aplicação multiplataforma, dedicada ao centenário corintiano e que vale a pena conhecer.

Sem comentários: