quinta-feira, 5 de julho de 2012

Corinthians 2 x 0 Boca Juniors


E finalmente o Corinthians é o campeão da Libertadores da América!

No segundo jogo da final, a equipe não tomou conhecimento do rival argentino e venceu por 2-0, gols de Emerson Sheik.

Foi a primeira conquista da Libertadores, competição que o Corinthians disputou pela primeira vez em 1977 e ao fim da décima participação conquistou o título.

A campanha foi incontestável. Em 14 jogos foram 8 vitórias e 6 empates. Campeão invicto, do mesmo modo que o próprio Boca Juniors (1978 - 8 jogos) e Santos (1963 - 4 jogos), mas com muito mais jogos disputados.

A fase de grupos foi de poucos sustos. Superior aos adversários a equipe conseguiu somar 14 pontos e atingiu a 2ª melhor campanha, ficou atrás apenas do Fluminense, com 15 pontos.

Nas fases eliminatórias, o Corinthians foi despachando os adversários. Primeiro foi o Emelec (0-0, 3-0), do Equador, que eliminou o Flamengo na fase de grupos.

Depois nas quartas-de-final, um duelo muito equilibrado com o Vasco da Gama (0-0, 1-0). O atual vencedor da Copa do Brasil e vice campeão Brasileiro disputou até os minutos finais a vaga para a semifinal da Libertadores.

Então foi a vez do Corinthians enfrentar um conhecido rival, a equipe da baixada santista, vencedora da Libertadores 2011. No 1º jogo, em Santos, brilhante vitória (1-0) com um golaço de Emerson Sheik. No segundo jogo, empate em 1-1 e o direito de disputar a final pela primeira vez.

Ao longo da competição muitos foram os que amaldiçoaram o Corinthians com todo tipo de adivinhação possível. Diversos sites apostavam em que fase a equipe seria eliminada da competição. Com os avanços da equipe comandada por Tite, estes malditos ficaram apenas com uma opção: implorar para que os argentinos do Boca Juniors fossem os campeões.

A final com o Boca Juniors foi o coroar de uma campanha quase perfeita. Após o empate em 1-1 em La Bombonera e a impressão que o poderoso Boca Juniors de outros tempos (hexacampeão continental) já não era o mesmo, o Corinthians deitou e rolou no jogo do Pacaembu e venceu por 2-0.

Foi um jogo tenso, mas o Corinthians soube controlar o adversário e apresentou armas que os argentinos desconheciam. Acostumados a vencer a Libertadores no Brasil - ganharam 3 na década passada - os "hermanos" imaginavam que este Corinthians era semelhante as equipes brasileiras derrotadas em 2000, 2003 e 2007.

Não era. Argentinos, este Corinthians não comete os erros que Palmeiras, Santos e Grêmio cometeram nas respectivas decisões. Mesmo assim fizeram o jogo ao estilo próprio, com muita lentidão e catimba. Até que levaram um gol e depois outro. Não havia nada a fazer senão reconhecer a superioridade da melhor equipe da América do Sul em 2012.

Por mais esta conquista, VIVA O CORINTHIANS!

No fim de semana o Corinthians voltará ao Campeonato Brasileiro e jogará com o Sport Recife.

Sem comentários: