quarta-feira, 13 de fevereiro de 2008

Corinthians na Copa do Brasil

Começa hoje a 20ª edição da Copa do Brasil, competição que reúne equipes de várias divisões do futebol brasileiro. É uma competição democrática que permite desafios entre equipes grandes e equipes praticamentes desconhecidas do cenário nacional.

O primeiro jogo do Corinthians será hoje frente ao Barras, do estado do Piauí, mas o jogo não será no Piauí e sim em Goiás. Devido ao atraso na liberação do estádio de Teresina, a forma encontrada pelos responsáveis foi marcar o jogo para o estádio Serra Dourada em Goiânia.

A Copa do Brasil é uma competição recente - a primeira edição realizou-se em 1989 – e como o campeão garante lugar na Copa Libertadores da América, sempre foi considerada a forma simplificada de conseguir acesso a competição continental.

O Corinthians tem um bom histórico na Copa - foi campeão em 1995 e 2002 e vice-campeão em 2001 – e ao longo das edições que esteve presente, a equipe realizou muitos jogos memoráveis, dos quais destaco quatro:

Corinthians 4 : 2 Flamengo – 12/08/1989
Emoções até o fim. Após perder no Maracanã por 2-0, o Corinthians precisava vencer o Flamengo – com Zico e Junior - por 3 gols de diferença para avançar na Copa. Num jogo que aconteceu quase tudo, faltou muito pouco para a glória. Neto marcou 1-0 através de um gol olímpico, no entanto Zico empatou. Mas o Corinthians estava vivo e com Giba fez 2-1. Eduardo fez 3-1 e quase no final do jogo Neto fez 4-1 - resultado que classificava o Corinthians - mas, após jogada de Zico, Junior marcou o segundo gol do Flamengo e já não havia mais tempo de jogo.

Grêmio 0 : 1 Corinthians - 21/06/1995
O primeiro título. No jogo em São Paulo o Corinthians ganhou por 2-1 da equipe treinada por Luis Felipe Scolari e foi a Porto Alegre para segurar a pressão do Gremio (que já colecionava 2 títulos da Copa). Foi uma batalha. O Corinthians defendeu-se muito bem e depois em rápido contra ataque conseguiu marcar por intermédio de Marcelinho Carioca.

Corinthians 1 : 1 Brasiliense - 15/05/2002
O segundo título. O Brasiliense foi a grande surpresa da edição do ano de 2002, principalmente após eliminar o Atlético-MG na semi-final. No primeiro jogo da decisão, em São Paulo, o Corinthians ganhou por 2-1. Em Brasília o jogo foi 1-1. Wellington Dias marcou para a equipe de Brasília e Deivid empatou para o Corinthians, que era treinado por Carlos Alberto Parreira e 3 dias antes da decisão havia vencido o Torneio Rio-São Paulo.

Corinthians 5 : 1 Cianorte – 06/04/2005
A superação. Quando foi jogar em Maringá contra o desconhecido Cianorte o Corinthians não imaginava que ia passar um dos piores momentos da sua história. Após um jogo onde nada correu bem e tudo deu certo para o adversário o resultado marcava inacreditáveis 3-0 para o Cianorte. Muito se falou desse jogo e os corintianos esperaram quase um mês para tentar a desforra em São Paulo. Jogando em casa o Corinthians pressionou e depois de algum tempo marcou 1-0 através de Tevez. Depois, o Cianorte empatou com Édson em jogada irregular de impedimento não marcado pela arbitragem. Ainda no primeiro tempo, Roger fez 2-1. Na segunda etapa, Tevez marcou 3-1 e depois de muita pressão Roger marcou 4-1. Faltavam 30 minutos de jogo e faltava 1 gol para o Corinthians se classificar. O jogo estava nervoso e difícil, o Corinthians atacava, mas não marcava, mandava bolas a trave até que aos 81 minutos, Gustavo Nery marcou 5-1 e o jogo estava resolvido.

Campeões da Copa do Brasil

Grêmio (1989, 1994, 1997 e 2001)
Cruzeiro (1993, 1996, 2000 e 2003)
Flamengo (1990 e 2006)
Corinthians (1995 e 2002)
Cricíuma (1991)
Internacional (1992)
Palmeiras (1998)
Juventude (1999)
Santo André (2004)
Paulista (2005)
Fluminense (2007)

4 comentários:

Unknown disse...

6x0, o barras era fraco mas fizemos nossa parte

Josis disse...

Corinthians
te amu como nunca amei ninguém....
razão da minha vida eu te amu....
naum sei o que falar do corinthians...
eu só sei que eu te amuuu e eu naum consigo viver sem vc pq vc é o melhor dos melhores concerteza
corinthians amor eterno
cointhians Malokero sofredor....
se o corinthians perde eu perdo junto com ele
se ele estiver triste eu to tb e se ele tiver sofrendo eu sofro junto com ele....
Se amar o corinthians vor doença queremos que seja incuravel....
corintiana morena e orgulhosa pelo seu time...
nunca vi time melhor do que esse...
tenho muito orgulho de dizer sou corintiana TE AMUU CORINTHIANS...

SCARLATTI disse...

Sou loka por ti corinthians então não me decepcione ti amuhhhhh muitoooooooooo vai la e arrebenta com o Inter.

REDE IMAGENSTV disse...

cointhians x sao paulo ao vivo neste domingo