sexta-feira, 24 de agosto de 2007

Crise política

O Corinthians vive hoje a maior crise política da sua história. O presidente Alberto Dualib e um de seus vices-presidentes, Nesi Cury, pediram afastamento dos respectivos cargos depois que o Ministério Público Federal os considerou suspeitos em crimes de lavagem de dinheiro e formação de quadrilha.

Os investidores estrangeiros do grupo Media Sports Investiments (MSI), que desde Dezembro de 2004 administrava o futebol profissional do clube, também foram denunciados pelo Ministério Público Federal e foram emitidos pedidos de prisão para Kiavash Joorabichian e Boris Berezovisky. Tanto Joorabichian como Berezovisky podem ser presos quando forem para o Brasil. Joorabichian, entre outros negócios, representa os jogadores Carlos Tevez e Javier Mascherano, ambos no futebol inglês. Berezovisky, que fez fortuna com o fim da URSS e é inimigo do presidente russo Vladimir Putin, vive exilado em Londres e tem interesses em negócios no setor energético do Brasil.

O empresário brasileiro Renato Duprat também foi denunciado pelo MPF. Duprat, conhecido por ter falido o Unicór e deixado milhares de pessoas sem seguro saúde e muitos trabalhadores no desemprego, foi quem idealizou a parceria Corinthians-MSI que rendeu ao clube, num primeiro momento, milhões de dólares em investimentos e a consequente conquista do Campeonato Brasileiro de 2005.

Mas a incompetente administração do Corinthians e os irresponsáveis do MSI logo se desentenderam e os negócios começaram a dar para o torto. Acusações de ambos os lados eram feitas através dos jornalistas e os prejudicados sempre foram o clube e os torcedores. O MSI acusava o clube de não cumprir o contrato e o Corinthians alegava que não estava a receber a verba mensal conforme regia o contrato.

A oposição à Dualib no Corinthians, sempre foi contra a parceria com o MSI e juntamente com o Conselho de Orientação (CORI), convocaram o Conselho Deliberativo do Clube que decidiu encerrar o contrato com o MSI. O MSI ainda não se manisfestou oficialmente, apenas retirou do ar o website do futebol profissional. Mais uma vez o clube e os milhões de torcedores foram prejudicados.

Com o afastamento de Dualib e Cury, a presidência do clube está sob o comando de Clodomil Orsi, mas ainda este ano deverão ser realizadas eleições para escolher o novo presidente. A verdade é que o Corinthians de hoje está repleto de problemas administrativos que acabam por interferir no Departamento de Futebol Profissional.

Ao longo da sua história o Corinthians viveu muitas crises políticas, mas sempre encontou forças para as superar. É de se esperar que essa lamentável situação seja revertida e que pessoas sérias e interessadas façam um trabalho limpo e honesto para devolver aos corinthianos um clube com as finanças equilibradas e com visibilidade de futuro.

Sem comentários: