sexta-feira, 12 de outubro de 2007

O campeão dos campeões

Comemora-se em 13 de Outubro o dia do Corintiano.


É uma data especial porque foi neste dia, no ano de 1977, que o Corinthians foi Campeão Paulista pela primeira vez em 22 anos. A última conquista havia acontecido em 1954. O título, disputado com a Associação Atlética Ponte Preta, foi conquistado após a realização de três jogos (1-0, 1-2, 1-0).

Esse jogo tornou-se num dos principais momentos da história do futebol brasileiro e marcou o jogador Basílio para sempre. Foi dele o gol que finalizou a agonia e desafogou os Corintianos dos duros anos sem uma conquista realmente importante.

Mas o futebol é coletivo e todos os atletas que naquele campeonato, em especial na noite de quinta-feira 13/10/1977, lutaram pelo Corinthians serão para sempre lembrados. São eles: Tobias, Zé Maria, Moisés, Ademir, Wladimir, Russo, Luciano, Vaguinho, Geraldão, Romeu e Palhinha - o craque da equipe, que não jogou a decisão por estar lesionado. O treinador era Osvaldo Brandão - o mesmo de 1954 e o presidente era o folclórico Vicente Mateus - “Obrigado à Brahma pelas Antárcticas que nos mandou para comemorar o título”.

O momento decisivo da conquista aconteceu aos 83 minutos. A cobrança de uma falta resultou no cruzamento para área da Ponte Preta, Vaguinho cabeceou e a bola foi ao travessão, no ressalto Wladimir tentou também de cabeça, mas o defesa Oscar evitou o gol em cima da linha. Na sobra, Basílio acertou a bola e a mandou para a rede. Era o começo de uma festa há muitos anos desejada. Um gol sofrido, com a cara do torcedor Corintiano.

Doce mistério da vida esse Corintians. Inexplicável Corinthians! Vai buscar alegria no fundo da alma do povo. (...) Corinthians, você freia o funcionamento normal da razão, só deixamos fluir a emoção, a gente vai se envolvendo, ...vendo, ...volvendo, envolvendo, quando vê está envolvido, Corinthians!” - Osmar Santos, relato após o gol de Basílio no jogo de 13/10/1977.



Títulos conquistados pelo Corinthians entre 1954 e 1977:

Durante os anos que não conquistou nenhum título de maior importância, o Corinthians conquistou alguns títulos em competições nacionais e internacionais: a Taça São Paulo (1962), o Torneio Rio-São Paulo (1966), o Torneio de Torino-Itália (1966 e 1969), o Torneio Costa do Sol (1969), o Torneio Internacional de Nova Iorque-EUA (1969), a Taça do Povo (1971) e o Torneio Laudo Natel (1973).

1 comentário:

Glauco Godoi disse...

Torneio Costa do Sol?? Torneio Laudo Natel?? Taça do Povo?? Acabou a moral dos corinthianos de reclamarem dos torneios ganhos pelo Campeão do Século, o Palmeiras.