
Foi contra o Náutico, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro 2009, que o Corinthians fez o último jogo no estádio do Pacaembu nesta temporada. Depois de conseguir dar a volta ao resultado e passar a vencer por 2-1, o Corinthians sofreu 2 gols nos últimos 5 minutos e perdeu por 3-2.
Cerca de 15 mil pessoas foram ao estádio e debaixo de chuva assistiram um primeiro tempo de pouca emoção, resultado claro de um encontro entre o Corinthians - equipe sem preocupações no campeonato - e o Náutico - equipe com poucas chances de escapar do rebaixamento para a Série B. Ainda assim, os visitantes conseguiram marcar o primeiro gol no fim do primeiro tempo.
Para o segundo tempo, o Corinthians voltou diferente, com mais vontade e logo aos 5 minutos marcou o gol de empate através de Ronaldo. E seguiu melhor no jogo, sendo que podia ter feito a seguir outro gol. Aos 26 minutos Elias marcou o segundo gol e logo depois o Náutico teve um jogador expulso. O jogo seguia nas mãos do Corinthians, que no entanto não aproveitou para marcar o 3º gol e encerrar qualquer chance para o adversário. Tudo indicava que o Corinthians ia vencer e o Náutico sairia do Pacaembu rebaixado.
Mas nos 5 minutos finais tudo mudou. O Náutico empatou aos 40 minutos e quando já estava plenamente consciente que o jogo ficaria empatado a equipe do Recife foi premiada com mais um erro grave da arbitragem, uma constante no Campeonato Brasileiro 2009. Escudero fez falta no atacante do Náutico fora da área, mas o jogador caiu dentro da área. O ábitro marcou falta, mas o auxiliar nº 1 marcou penalti. Então o árbitro seguiu a orientação do seu auxiliar e erradamente confirmou o penalti a favor do Náutico.
Dessa forma a equipe pernambucana marcou o gol da vitória e conquistou 3 pontos importantes no campeonato e ao Corinthians restou lamentar a decisão da arbitragem.