quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

Sertãozinho 0 : 0 Corinthians



No mesmo dia em que a diretoria do Corinthians confirmou a presença do clube na Fórmula Superliga - competição internacional de automobilismo que reúne alguns dos principais clubes de futebol do mundo - e o lançamento de uma camisa em homenagem aos torcedores, para exaltar a "cor da nossa paixão" - segundo Luis Paulo Rosenberg, diretor de Marketing - a equipe jogou pelo Campeonato Paulista, contra o Sertãozinho e empatou sem gols.

Ao contrário do que jogadores e o treinador afirmaram, não foi um bom resultado. Vencer o Sertãozinho era importante para subir na classificação e começar a mostrar mais estabilidade desta equipe.

É verdade que a expulsão de Perdigão aos 30 minutos de jogo complicou a estratégia do Corinthians, mas é importante mencionar que o treinador Mano Menezes foi muito defensivo. Não precisava.

No segundo tempo após substituições (Coelho no lugar de Carlão e Herrera no lugar de Finazzi) o esquema tático do Corinthians ficou diferente do habitual, mas igualmente defensivo e para ganhar o jogo somente em jogadas individuais ou no erro do adversário.

André Santos, bom lateral esquerdo, teve uma presença no ataque e obrigou grande defesa de Lauro. O Sertãozinho teve mais posse de bola, pressionou mais e criou duas boas oportunidades para marcar o gol.

Ainda há muito que melhorar na equipe do Corinthians.

quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

A procura de um ídolo


Dois dias após a notícia que Carlitos Tevez, o último ídolo do Corinthians, deseja um dia voltar a jogar pelo clube, notícias indicam que Beto Acosta (foto) pediu ajuda para os colegas de equipe para conseguir brilhar e se tornar um ídolo dos torcedores.

Depois de participar de apenas 4 jogos, já há pessoas que conseguem afirmar que o atacante uruguaio - contratado para ser o principal jogador da equipe - até o presente momento não conseguiu se destacar como era esperado.

O jogador, que contra sua vontade é o camisa 10 da equipe (ele queria usar o número 25), foi muito criticado por parte dos torcedores nos jogos contra o São Caetano (1-3) e São Paulo (1-1), no entanto parece que ele conseguiu administrar a pressão com muita tranquilidade e não se abalou com as cobranças.

Acosta é experiente, mas sem dúvida que o Corinthians é o clube de maior expressão que ele já defendeu e o atleta parece compreender que a cobrança e a pressão neste clube são grandes e não é qualquer jogador que aguenta.

Naturalmente Acosta ainda deverá evoluir.

Penso que depois do 5º jogo, ele deverá ter melhores condições físicas e mais entrosamento com a equipe e a partir daí pode-se esperar um jogador mais a vontade, com mais possibilidades de se transformar no principal jogador da equipe.

Acosta marcou um belo gol no jogo frente ao Paulista (2-0).

Mostrou genialidade ao mandar para a baliza a bola com o calcanhar, num lance rápido, preciso e de muita técnica.

Pode-se afirmar que naquele momento o jogador arriscou, porque já vinha sendo criticado e se falhasse a conclusão do lance muitos iriam afirmar que ele não tinha a classe para meter um gol daquela forma.

Mas isso não aconteceu e Acosta conseguiu dar uma pequena amostra do seu potencial.

Entretanto, mais importante que formar um ídolo, o Corinthians precisa forma uma equipe capaz de resolver os jogos desta temporada, que apresentará adversários desconhecidos e que não tem nada a perder.

domingo, 27 de janeiro de 2008

São Paulo 0 : 0 Corinthians



Um jogo equilibrado, onde as ações concentraram-se no meio campo.

O Corinthians foi a campo protegido com o marcador Carlão no lugar do criativo Éverton, mesmo assim teve duas chances claras de gol, onde Finazzi e Lulinha falharam as respectivas conclusões.

Alessandro também esteve perto de marcar, mas a bola bateu no travessão da baliza adversária.

Não houve festa, apenas reclamações de ambos os lados neste primeiro, e talvez único, São Paulo-Corinthians de 2008.

O adversário, mais entrosado e favorito, reclama de uma grande penalidade não assinalada e do gol de Adriano anulado pelo árbitro.

Tanto um lance quanto o outro, na opinião de vários cronistas desportivos, foram bem interpretados pelo árbitro.

O Corinthians reclama que o atleta Joílson do clube rival merecia ser expulso.

Pela tradição deste clássico, as equipes produziram muito pouco.

quinta-feira, 24 de janeiro de 2008

Corinthians 2 : 0 Paulista


O Corinthians derrotou o Paulista por 2-0 na terceira jornada do Campeonato Paulista 2008.

Após o fracasso no fim de semana, quando perdeu por 3-1 para o São Caetano, o treinador Mano Menezes alterou a equipe do Corinthians e entregou ao jovem Éverton a missão de ser o criador das jogadas ofensivas.

O Paulista apresentou uma equipe de forte marcação no meio campo e com isso o Corinthians teve dificuldades em criar jogadas de ataque, no entanto ainda no primeiro tempo, Éverton conseguiu colocar a bola no chão, se livrar de dois marcadores e entregar a bola para André Santos que invadiu a grande área e rematou com força para marcar o primeiro gol.

Na segunda parte, o Paulista abriu o jogo e saiu em busca do empate.

Ainda mostrando sinais de falta de entrosamento, o Corinthians não conseguia estruturar bons passes e chegar ao ataque de forma organizada, até que com a bola no chão, Alessandro foi a linha de fundo e centrou para Acosta que tocou de calcanhar e marcou um bonito gol.

O uruguaio Acosta comemorou muito o "gol de taco" como ele próprio definiu após o jogo.

O Corinthians agora prepara-se para jogar o primeiro clássico da temporada, que será no domingo contra o rival São Paulo Futebol Clube.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

São Caetano 3 : 1 Corinthians



Logo no segundo jogo da temporada o Corinthians mostrou diversos problemas.

O São Caetano é uma equipe composta por jogadores que trabalham juntos há cerca de 2 anos e é uma equipe bem organizada.

O articulador Douglas foi o homem do jogo, construiu ótimas jogadas de ataque e consequentemente foi possível perceber que o sistema defensivo do Corinthians ainda não está preparado para todos os tipos de adversidades e o sistema ofensivo ainda não consegue ultrapassar a forte marcação adversária.

Após um primeiro tempo muito fraco em que o São Caetano abriu dois gols de vantagens, o treinador do Corinthians fez alterações que criaram uma equipe mais ofensiva no segundo tempo.

Bola na trave, defesas do goleiro e algumas chances desperdiçadas mostraram uma equipe mais objetiva, no entanto aberta na defesa que permitiu o terceiro gol adversário.

No fim, o jovem Dentinho conseguiu marcar o solitário gol do Corinthians.

Por se tratar de início de temporada é compreensível que a equipe ainda não consiga responder a proposta de jogo apresentada pelo São Caetano.

sexta-feira, 18 de janeiro de 2008

Corinthians 3 : 0 Guarani



Boa estréia

Mano Menezes, Chicão, William, André Santos, Perdigão, Alessandro, Marcel e Acosta defenderam o Corinthians pela primeira vez na noite de ontem.

O treinador conseguiu montar um esquema seguro e reconheceu que os jogadores foram obedientes.

Os sete jogadores que estrearam foram todos bem, nenhum deles foi fora de série e também nenhum deles chegou a comprometer.

Felipe, Eduardo, Bruno Otávio e Finazzi seguiram a normalidade e jogaram bem.

Mano Menezes ainda colocou Dentino no lugar de Marcel, Éverton no lugar de André Santos e Lulinha no lugar de Acosta.

Dentinho entrou muito bem e participou dos 3 gols: fez o centro que terminou do gol de Finazzi, marcou o segundo gol após centro de Acosta e sofreu o penalti que Finazzi marcou para fazer o terceiro gol.

Resultado convincente

O Guarani apresentou uma equipe de forte marcação e que em poucos momentos arriscou-se no ataque.

Um exemplo de como vão ser os jogos da série B do Campeonato Brasileiro de 2008.

O Corinthians pressionou muito e cansou a marcação adversária com rotatividades no ataque.

Alessandro, Acosta, André Santos, Finazzi e Eduardo participaram de boas movimentações no ataque, no entanto a falta de entrosamento não permitiu que muitas jogadas fossem melhor aproveitadas.

É uma equipe em formação que conseguiu vencer o Guarani por 3-0 e devolveu um pouco de alegria aos torcedores.

Público fiel

Cerca de 30 mil pessoas, numa quinta-feira à noite com muita chuva, no distante estádio do bairro do Morumbi, viram o início da temporada 2008 do Corinthians.

Foi tudo normal.

quinta-feira, 17 de janeiro de 2008

Campeonato Paulista 2008

Começou a edição 2008 do campeonato estadual mais importante do país, o Campeonato Paulista e o Corinthians, maior vencedor do campeonato com 25 títulos, buscará nesta edição recuperar a confiança perdida na última temporada.


A reformulação na equipe foi grande e a pedido do treinador Mano Menezes foram contratados, até o momento, 13 jogadores. Muitos dos jogadores que estavam na equipe em 2007 foram dispensados e desse modo a equipe para este ano nada ou muito pouco tem em comum com a equipe que no ano passado terminou o Campeonato Paulista em 9º lugar e o Campeonato Brasileiro em 17º lugar, posições incomuns à história e a tradição do clube.


Espera-se uma equipe muito forte na marcação, ao estilo do treinador, que conhece muito bem o futebol duro e marcador que se joga no sul do Brasil. O Corinthians não deverá jogar bonito, mas deverá jogar seguro, o que já será um avanço em relação ao ano passado. Com um futebol seguro e minimamente organizado, a equipe poderá perfeitamente neste Campeonato Paulista, atingir um padrão de jogo e de entrosamento para o restante da temporada.


Das contratações, o uruguaio Acosta, que foi o segundo melhor marcador no Campeonato Brasileiro de 2007 a serviço do Nautico, é o reforço que pode tornar-se o grande destaque, no entanto há outros jogadores experientes que já trabalharam com o treinador em outras equipes e que deverão contribuir bastante para a redenção do Corinthians em 2008.


Começa hoje a temporada para o Corinthians, às 21h45 contra o Guarani.


Vai Corinthians, não para de lutar!

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

14 de Janeiro de 2000


Foi uma sexta-feira 14 de janeiro, no Rio de Janeiro, no ano 2000 que o Corinthians conquistou o título de Campeão do Mundo.


Há 8 anos a realidade do Corinthians era outra e o reconhecimento mundial marcou a equipe para sempre. Nos dias de hoje, o Corinthians está recomeçando praticamente da estaca zero para voltar as glórias de outros tempos.


Em 2008 vai jogar a série B do Campeonato Brasileiro, com a obrigação de retornar à série A em 2009. Antes disso, vai jogar o tradicional Campeonato Paulista e a Copa do Brasil. A expectativa dos milhões de seguidores do clube é que a disciplina e o rigor do treinador Mano Menezes funcionem no Corinthians, um clube onde por muitas vezes o que é normal em outros lados torna-se anormal e vice-versa.


No entanto, independente dos acidentes de percurso, o dia 14 de Janeiro de 2000 será sempre lembrado com muita emoção.